Um passeio pela história do Contestado
A região catarinense conhecida como Contestado reflete a história da luta por terras travadas no início do século passado. Para quem tem interesse em eventos históricos, nossa dica é alugar um carro na Inova e passar um final de semana em Irani, a cerca de 450 quilômetros de Florianópolis.
Como a viagem é longa, sugerimos que a saída seja feita ainda na sexta-feira, no período da tarde. Assim, no sábado, você e sua família ou amigos acordam descansados para desbravar um pouco da cidade.
Entre os locais que merecem ser visitados, estão:
Sítio Histórico do Contestado
Localizado em frente à BR-153, km 64, o local marca o cenário da primeira batalha do Contestado. É ali que fica a Vala dos 21 (com 21 pessoas enterradas, entre elas, caboclos e soldados), a sepultura do Monge José Maria e o Cemitério do Contestado.
Nesse terreno, foram enterradas as vítimas da guerra, com seus nomes marcados em cruzes de madeira. Por anos, o local foi também usado como cemitério local. Hoje, ele é considerado patrimônio histórico.
Casa de Pedra
Usada como refúgio durante a guerra, a Casa de Pedra é uma formação rochosa que cria uma espécie de caverna. Ela está localizada na Linha Pigosso, a seis quilômetros do centro da cidade.
Vales do Irani
Os que curtem uma bela paisagem devem programar uma parada nos Vales do Irani, com uma série de morros de até 1200 metros de altitude. A vista é de tirar o fôlego!
Por ser um município pequeno, Irani dispõe de apenas dois hotéis: o Hotel Fazenda Cocho Velho e o Hotel Irani. Você encontra mais informações sobre eles no site: www.aguasdooestecatarinense.com.br.