Roteiros gastronômicos – cozinha italiana
abril 25, 2011 | Rotas, Série Roteiros Gastronômicos
Hoje vamos dar início a uma série que vai te deixar com água na boa. Ao longo de “Roteiros Gastronômicos“, vamos te mostrar que Santa Catarina é um paraíso culinário, onde você pode encontrar os mais diversos sabores e ainda viajar por culturas repletas de magia.
A nossa primeira parada será em Nova Veneza, no sul do estado, onde vamos mergulhar na cozinha e tradição italiana. Por isso, prepare seu estômago para uma viagem pelos sabores dos patrícios italianos.
Com nosso carro preparado e a nossa espera no Aeroporto Hercílio Luz, no balcão da Inova, estamos prontos para começar nossa viagem. Para garantir que não perderemos tempo e o caminho, usamos um GPS para nos levar até nosso destino.
Depois de quase quatro horas de viagem chegamos ao Hotel Germânia, na cidade de Nova Veneza. Deixamos nossas malas no quarto, que é bem simples, mas confortável, e vamos dar um passeio pela cidade. Charmoso e cheio de encantos, esse pedacinho da Itália no Brasil não nega as origens.
Logo no centro da cidade, na Praça Humberto Bortoluzzi, encontramos o maior símbolo da cidade italiana de Veneza: uma gôndola. Em todo o mundo, apenas 4 gôndolas da cidade estão fora da Itália, uma delas é esta aqui em Nova Veneza. A gôndola, que pesa 600 quilos, é um dos grandes pontos turísticos da cidade. Apesar de não ser usada em passeios, essa pequena embarcação é diariamente cuidada por gondoleiros tipicamente vestidos e são um ponto especial para quem gosta de tirar fotos.
Do nosso passeio pelo centro da cidade seguimos para a vinícola e Cantina Borgo. Construído em blocos de pedra retangulares, de maneira a formar um castelo, o local é parada obrigatória para quem está fazendo a rota gastronômica. A Cantina Borgo é o lugar perfeito para uma deliciosa degustação de vinhos. É ali também, no mirante da cantina, que observamos uma vista maravilhosa da cidade.
Depois de degustarmos um bom vinho, vamos até o Restaurante Veneza. O local é simples, mas tem aquele típico ar italiano e um cheirinho maravilhoso de comida. No cardápio, pratos que fazem qualquer um sair da dieta. Nos deliciamos com uma bela macarronada com molho bolonhesa e depois voltamos ao nosso hotel.
No domingo, fazemos o check out do hotel e, depois de darmos mais um passeo pela cidade, vamos até o restaurante La Sereníssima. O visual no local é típico de um restaurante nos alpes. Paredes de pedras e uma decoração rústica deixam o ambiente ainda mais customizado.
Todos os domigos o restaurante serve almoço típico italiano. Macarronada, fortaia e um delicioso salame não podem faltar.
Depois desse fim de semana regado à muita massa, voltamos para casa e já ficamos com vontade de desbravar mais um roteiro gastronômico. Aguarde que em breve teremos mais!