Roteiro do vinho – Pinheiro Preto e Tangará
O Vale do Contestado é uma região rica em vinícolas. Se você quiser tirar proveito das temperaturas mais frias para fazer uma degustação de vinhos e produtos artesanais, alugue um carro na Inova no próximo fim de semana e siga para as cidades de Pinheiro Preto e Tangará.
A primeira parada é Pinheiro Preto, um dos maiores produtores de vinho de Santa Catarina.
Existem 16 vinícolas na cidade, que produzem dez milhões de litros por ano. Duas delas podem ser visitadas (com agendamento):
Vinícola Casal Piccoli
SC-303, Km 12, a 2 km do Centro.
Fone: (49) 3562-1365
www.casalpiccoli.com.br
Vinícola da Serra
Linha Boa Esperança.
Fone: (49) 3562-1249
Nesses locais, além de degustar os vinhos, você aprende sobre a fabricação dos produtos e recebe dicas de harmonização. O programa perfeito para casais!
Enquanto estiver na cidade, conheça também o túnel ferroviário com 60 metros de extensão e tire fotos espetaculares no local.
Em Tangará, várias vinícolas oferecem degustação (com agendamento) e dispõem de outros produtos artesanais:
Vinícola Monte Carvalho
Rua Francisco Nardi, 435, Centro.
Fone: (49) 3532-2063
www.montecarvalho.com.br
Vinícola Monte Vecchio
SC-455, Km 1,3, Linha Duas Pontes.
Fone: (49) 3532-2099
www.montevecchio.com.br
Vinícola Panceri
Linha Leãozinho, s/n.
(49) 3566-7700
www.panceri.com.br
Vinícola Piccinin
Linha Duas Pontes, s/n.
Fone: (49) 3532-1092
www.vinicolapiccinin.com.br
Para aqueles que quiserem provar as delícias da culinária italiana, nossa sugestão é um almoço típico, chamado “Comida da Nona”, no Restaurante Moinho Velho, no centro da cidade.
Como os dois municípios são pequenos, o número de hotéis é restrito e fica limitado a estabelecimentos simples e sem luxo, mas confortáveis. Uma dica de hospedagem é o Hotel Três Colinas, em Pinheiro Preto. O ambiente é familiar e em estilo de cabana. Dali, você também pode seguir para Tangará.
Lembre-se apenas: se dirigir, não beba. Converse com o(a) recepcionista do hotel e informe-se sobre serviços de táxi ou vans até as vinícolas.