Rota da Amizade: a cultura e as belezas do oeste de SC – Primeiro dia
abril 19, 2013 | Rotas, Viagens
Neste post e no próximo, vamos aproveitar os primeiros dias um pouco mais frios do ano para levar você a um passeio por uma parte da região Oeste de Santa Catarina conhecida como Rota da Amizade. Fincada entre a BR-116 e a fronteira com a Argentina, a região foi o palco histórico da Guerra do Contestado, episódio que marcou o lugar e é lembrado nos seus museus e monumentos. Reserve seu carro na Inova e pé na estrada!
Começamos nosso roteiro em Fraiburgo, a capital brasileira da maçã, que fica a 380 quilômetros de Florianópolis. Fundada em 1938 pela família Frey, a cidade é responsável por quase a metade de toda a produção nacional de maçãs. Vale a pena começar o dia com um passeio pela Floresta Nativa René Frey, que tem pinheiros e imbuias de até 600 anos, para participar da Jagunço Safári, percorrendo as trilhas em um jipe.
A aventura é muito boa, mas é hora de seguir para o Vale da Uva e do Vinho. A primeira parada é em Videira, onde a dica é visitar o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, que conta a história da uva e do vinho, através da exposição de equipamentos usados pelos primeiros colonizadores, para a fabricação do vinho colonial.
Depois de uma imersão na história do vinho, o destino é Pinheiro Preto, conhecida como Cidade Jardim, devido às prímulas, bocas-de-leão e petúnias que são plantadas nos canteiros das ruas e avenidas, nos trevos de acesso e nos jardins das residências. Lá, você pode se deliciar com a mais tradicional culinária italiana no Restaurante Vaillati.
Logo depois do almoço, seguimos para Tangará, a Terra dos Bons Vinhos. Faça check-in na Pousada Sítio São Pedro, uma autêntica casa da roça que oferece pesca em açudes, trilhas em meio a matas e passeios de carroça regados a belas paisagens. Para encerrar o seu dia, antes de descansar no seu quarto, prove a deliciosa Comida da Nona, com cardápio típico italiano.
Não deixe de ler, na segunda-feira, a continuação deste post, para seguir viagem e visitar Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba.