Vinhos: Hora da Degustação
abril 4, 2011 | Rotas, Viagens
O outono já chegou e aos poucos, com as temperaturas mais amenas, é hora de trocar a cerveja por um bom vinho. E onde, em Santa Catarina, é o melhor lugar para fazer uma deliciosa degustação de vinhos? A reposta é Videira, a cerca de 450 quilômetros de Florianópolis. E é pra lá que vamos lhe levar no roteiro desta semana.
A primeira coisa é reservar o carro com a Inova para uma sexta-feira. A viagem é um pouco longa, por isso é bom aproveitar qualquer minuto a mais. Nós decidimos sair de Florianópolis às 15h00. São cerca de cinco horas de viagem. Ao chegarmos ao nosso destino deixamos nossas malas no hotel – escolhemos o Hotel das Videiras – e partimos para a nossa primeira noite de degustação.
Por isso vamos à pé até a Estação dos Vinhos, uma loja de vinhos regionais nacionais e importados, localizada na Rua Nicolau Cavon, 51. A variedade é ampla e podemos degustar destas delícias ali mesmo. Pedimos também uma tábua de frios para acompanhar. A loja fecha à meia-noite e até lá podemos aproveitar os técnicos especializados que trabalham no local e nos explicam um pouco sobre cada frasco que escolhemos.
Voltamos ao hotel e descansamos até o dia seguinte. Acordamos cedinho, tomamos um café colonial oferecido no hotel, pegamos nosso carro e vamos desbravar a cidade. Videira é uma cidadezinha charmosa e de um povo bem receptivo.
À tarde vamos a pé até o Museu do Vinho. No local é possível conhecer um pouco mais sobre a história e características dos vinhos. O lugar é cheio de encantos e uma ótima pedida para quem aprecia a bebida. E, é claro, não podemos deixar de degustar mais algumas delícias por aqui. É no Museu de Vinho que acontecem os cursos de degustação da cidade. Vale a pena!
Voltamos para o hotel e no domingo, tomamos nosso café da manhã, fazemos o check-out no hotel, tiramos algumas fotos da cidade e voltamos para Florianópolis, depois de descobrir um pouquinho mais sobre essa cidadezinha do Vale do Contestado.
Se você optar por fazer esse passeio lembre-se de que direção e álcool não combinam. Se dirigir não beba e se beber, adie seu retorno para casa. A vantagem de Videira é que como a cidade é pequena é possível ir de um lugar ao outro, no centro da cidade, a pé.
UM POUCO SOBRE VINHOS
Uma ótima ideia é “estudar” um pouquinho sobre vinhos antes de ir até Videira. O site Adegas & Vinhos tem algumas dicas interessantíssimas. Segundo o site, o vinho é degustado não apenas pelo sabor, mas também pela aparência e aroma.
Os vinhos brancos podem ser ‘”desvendados” pela aparência da seguinte maneira:
- Incolor: vinho carente de corpo, muito jovem, leve e fresco.
- Amarelo verdeal: vinho leve e fresco, ainda jovem
- Amarelo palha: vinho ainda de pouca idade.
- Amarelo ouro: vinho mais envelhecido; não desejável em brancos de pouca estrutura, o que pode indicar defeito.
- Amarelo âmbar: comum em vinhos brancos doces envelhecidos.
Já os vinhos tintos:
- Vermelho púrpura: vinho jovem, normalmente precisando mais tempo em garrafa para apresentar todas as suas qualidades.
- Vermelho rubi: vinho ainda jovem mas começando a apresentar seu potencial, normalmente já com algum tempo na garrafa.
- Vermelho granada: vinho já com algum grau de amadurecimento.
- Vermelho alaranjado: vinho já apresentando evolução.
Para conhecer o vinho através do aroma siga o seguinte ritual sugerido pelo site Adegas & Vinhos:
- Deixe o vinho imóvel em seu copo. Segure o copo pela base e aproxime-o do nariz. Estes primeiros aromas são os mais sutis e os mais voláteis.
- Depois de uma ligeira agitação, efetuando duas ou três voltas do vinho dentro do copo, surgem aromas que se desenvolvem graças à areação e à oxidação. Em seguida deixe o vinho repousar no copo. Pode-se então constatar uma evolução aromática contínua, com os aromas podendo variar durante vários minutos.
- Coloque o vinho na boca sem engolir, faça circular um pouco de ar entre os lábios para favorecer a difusão dos aromas, engula o vinho e depois expire.
Agora é só reservar seu carro com a Inova e pegar a estrada até Videira.