Aberta a temporada das baleias-francas em Santa Catarina
julho 15, 2016 | Rotas, Turismo Ecológico
Desde o início de junho, na praia de Itapirubá Sul, em Imbituba, na região Sul do estado, foi possível avistar as baleias-francas que geralmente chegam em Santa Catarina na segunda quinzena de julho.
De acordo com o Projeto Baleia Franca, uma média de 113 animais veio a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul nos últimos anos. A maioria é de fêmeas grávidas e se aproxima da costa em busca de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento dos filhotes.
Se você quer fazer um passeio diferente e ver o espetáculo único e encantador que esses mamíferos fazem nas águas do litoral catarinense, confira algumas dicas nossas:
O primeiro passo é fazer a reserva on-line de um carro através do site da Inova (www.alugueinova.com.br). Assim, você viaja com um automóvel do ano, revisado e pronto para a viagem. O litoral de Santa Catarina oferece inúmeras praias onde é possível avistar as baleias francas bem de perto e nem precisa de binóculos. Dias calmos e sem vento são os mais propícios para as avistagens.
Partindo de Florianópolis, em pouco mais de uma hora de viagem, quase toda percorrida pela BR-101, você chega à Praia do Rosa, em Imbituba, onde fica o Museu da Baleia, que conta a história da caça ao animal e da luta para sua proteção. Os visitantes podem conhecê-lo de terça a sexta das 9h às 18h, e sábado e domingo das 9h às 13h.
Além de Imbituba, Ibiraquera e Laguna são os lugares propícios para avisar baleias francas. Avistar uma delas na Praia do Rosa e no Farol de Santa Marta pode ser uma experiência única! A região de Bombinhas e Porto Belo, devido às características de suas praias, também já registram o aparecimento de baleias.
O Centro de Visitantes, onde funciona a sede da iniciativa fica na praia de Itapirubá e, além da visualização, apresenta informações sobre a história e características das baleias francas. O local tem entrada gratuita e funciona das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de terça a domingo.