Você já ouviu falar no “triângulo de fogo” de Florianópolis?
março 1, 2013 | Litoral, Rotas, Viagens
Quem gosta de passeios históricos e belezas exuberantes não pode deixar de conhecer as fortalezas de Santa Catarina. Repletas de história, elas contam um pouco da trajetória do povo catarinense e são sempre uma ótima opção de passeio.
O termo “triângulo de fogo” foi idealizado pelo Brigadeiro Silva Paes, que previu a construção de três fortalezas para a defesa marítima de Florianópolis: a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos; a Fortaleza São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte, em Florianópolis; e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, também na Ilha de Santa Catarina.
Situada a Noroeste de Florianópolis, a ilha abrigou a primeira sede do Governo de Santa Catarina. Durante a Revolução Federalista, em 1884, foi usada como prisão e base de fuzilamentos e, em 1932, também recebeu presos durante a Revolução Constitucionalista.
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é a única que pode ser alcançada por terra. Para visitar as outras duas, é preciso pegar uma embarcação na cidade de Governador Celso Ramos ou no Centro de Florianópolis.
Já a Fortaleza Santo Antonio de Ratones, localizada na Ilha de Ratones Grande, é a melhor opção para quem quer fazer turismo ecológico. Cercada pela Floresta Atlântica, ela é, além de destino histórico, uma ótima opção de contato com a natureza. Depois de visitar as construções, é possível fazer uma trilha pela mata e curtir a beleza magnífica da ilha.
Gostou? Então, faça a reserva de seu carro com a Inova e desvende as belas paisagens das fortalezas de Santa Catarina!