Roteiro do Surfe – SC para os amantes das ondas
janeiro 6, 2014 | Litoral, Rotas
Com, pelo menos, 127 praias com condições ideais para a prática do surfe, Santa Catarina é a paixão dos amantes das ondas. E por que não alugar um carro na Inova e aproveitar o verão para curtir o mar do estado? Conheça as princqipais praias catarinenses para quem está atrás de um belo fim de semana de surfe, Sol e alto-astral.
Florianópolis
Pegar ondas na Ilha da Magia é fácil! São tantas as opções, que principiantes e surfistas profissionais fazem a festa em Floripa. As praias mais frequentadas e conhecidas pelos campeonatos internacionais são a Joaquina e a Mole, na costa leste da ilha.
PRAIA MOLE – praia dos corpos sarados e dos grandes campeonatos, a Mole oferece ondas que podem chegar a oito pés.
PRAIA DA JOAQUINA – é a mais famosa da ilha, com ondas que chegam a dez pés. É aqui que acontece uma etapa do WQS (segunda divisão do surfe profissional mundial) e várias etapas regionais e nacionais.
Além dessas, outras praias oferecem ótimas condições:
BRAVA – com ondulação de Leste e ventos de Sul ou Oeste, as ondas variam de dois a oito pés. Aqui, as ondas são diárias! A infraestrutura também é boa, há hotéis e restaurantes ao lado direito da praia.
MOÇAMBIQUE – com ondas fortes e tubulares, a praia é pouco visitada e, por isso, uma ótima opção para quem, além de surfar, quer relaxar um pouco. Aqui, há ondulação de Sul ou de Leste e ventos Oeste ou Nordeste.
BARRA DA LAGOA – essa é a praia dos iniciantes e jovens surfistas. As ondas variam de dois a oito pés.
CAMPECHE – as ondas quebram por vários de metros, permitindo um surfe de alta qualidade.
MATADEIRO – essa praia é tida como um dos melhores picos de Floripa, com ondas tubulares e que variam de dois a seis pés.
Garopaba
As praias da Silveira e Ferrugem são as mais famosas de Garopaba.
SILVEIRA – o visual é espetacular, a praia é tida como um dos mais clássicos point-break de direitas do Brasil. No inverno, as ondas podem passar dos dez pés.
FERRUGEM – uma das praias mais badaladas, com ondas que chegam a sete pés.
Imbituba
Imbituba é o local das ondas grandes. Duas praias se destacam aqui:
PRAIA DA VILA – no inverno, as ondas podem chegar a 15 pés! Pico clássico e muito procurado nos grandes swells.
IBIRAQUERA – os melhores dias de surfe são com ventos fracos, com ondas que chegam a oito pés.
Além dessas, outras praias também são conhecidas pelos surfistas: São Francisco do Sul (Prainha), Barra do Sul (Point do Dô, Praia do Bispo), Barra Velha (Barrinha), Navegantes (Gravatá, Canto dos Molhes), Itajaí (Atalaia, Brava), Balneário Camboriú (Praia do Centro, Estaleiro, Praia do Coco), Itapema (Vieira, Flamingo, Plaza) e Bombinhas (Mariscal, Quatro Ilhas).