Conheça o enoturismo em Santa Catarina
O frio de inverno que vem fazendo em Santa Catarina pede um bom vinho para aquecer! Que tal conhecer as vinícolas e degustar bons vinhos e espumantes?
O enoturismo (turismo de vinho) em Santa Catarina tem ganhando cada vez mais espaço. Os visitantes podem acompanhar o cultivo nos vinhedos, a produção do vinho, participar de seções de degustação e, dependendo da época, assistir à colheita da uva durante visitas programadas e guiadas.
Há duas regiões no Estado que se destacam nesse segmento: o Vale do Contestado, com o Roteiro Vale da Uva e do Vinho (Videira, Tangará e Pinheiro Preto), e a Serra Catarinense, onde estão localizadas algumas das mais respeitadas vinícolas do Brasil (São Joaquim, Lages e Urubici).
Santa Catarina se destaca na produção de vinhos finos de altitude obtendo excelente classificação entre os melhores da EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América Latina. Podemos encontrar vinícolas também na Região Encantos do Sul e Vale Europeu.
Em Campo Belo do Sul está localizada a Vinícola Abreu Garcia, situada a 950 metros acima do nível do mar. Em Lages você encontra a Vinícola Urupema. Com 13 hectares, seus vinhedos estão localizados num dos pontos mais altos e frios do Brasil, que oferece um terroir propício ao cultivo de uvas de alta qualidade.
Em São Joaquim há uma grande quantidade de vinícolas: Leone di Venezia, Sanjo, Villaggio Conti, Hiragami, Villagio Bassetti, Monte Agudo, Suzin, Villa Francioni, D’Alture e Pericó.
Urubici tem a Serra do Sol Vinhos Finos. A Villaggio Grando está localizada em Água Doce. Em Campos Novos tem a Vinicampos. Em Pinheiro Preto, a Vinícola Casal Piccoli e a Vinícola da Serra.
Vinícola Monte Carvalho, Vinícola Monte Vecchio, Vinícola Panceri, Vinícola Piccinin estão localizadas em Tangará.
A Vinícola Kranz, em Treze Tilhas, utiliza uma das mais modernas tecnologias de fabricação, com equipamentos importadas da Itália e adaptados para obter mais eficiência, segurança e qualidade na produção de merlot, cabernet sauvignon, rose, chardonnay, viognier, sauvignon blanc e espumantes.
Em Videira você encontra as vinícolas Videcar e Vinícola Santa Augusta.
Em Nova Trento, no Vale Europeu, tem Vinhos Girola, Vinícola Neotrentina e Vinhos Vô Luiz. Em Rio do Sul tem a Agroindústria e Vinícola Valiati Ltda. E em Rodeio tem a Vinícola San Michele.
Nova Veneza tem a Vinícola e Cantina Borgo Gava. Em Urussanga tem as seguintes vinícolas: Vinícola Trevisol, Vinícola Irmãos Felipe Azambuja, VIGNA MAZON – Vinhos, Turismo & Eventos, Vitivinicola Urussanga Ltda ME e Vinícola de Noni.
A Villa Prando Vinícola, em Itajaí, elabora vinhos finos de alta qualidade, dentro da filosofia de valorizar o terroir, a tradição, a persistência, a arte e a dedicação do ser humano.
Gostou? Que tal alugar um carro com a Inova e aproveitar o enoturismo catarinense? Mas lembre-se de escolher o motorista da rodada, pois bebida e direção não combinam!