Caminhada pela Serra Catarinense
agosto 17, 2011 | Inverno, Serra Catarinense
Agora que o frio começa a dar uma trégua, é possível aproveitar a Serra Catarinense para a prática de atividades ao ar livre com maior mobilidade e tranquilidade. Uma caminhada, por exemplo, é uma atividade relaxante e que não tem contra-indicação. Crianças, adultos e até idosos podem fazer caminhada. E que tal neste fim de semana passar algumas horas andando pela Serra Catarinense?
Nós temos quatro sugestões de roteiros para quem quer desvendar o cenário deslumbrante da nossa Serra a pé!
O primeiro deles é a Trilha da Pedra Furada, no Parque Nacional de São Joaquim. São seis quilômetros de percurso passando por caminhos de vista estonteante e terminando na cavidade da Pedra Furada, onde existe uma lenda do tesouro. A caminhada é acentuada, o grau de dificuldade é grande e o percurso é feito em, aproximadamente, cinco horas. É preciso ter preparo físico!
Também no Parque Nacional de São Joaquim fica uma trilha de nível de dificuldade médio, a Trilha da nascente do Rio Pelotas. No entanto, o caminho é longo. São 11 quilômetros e cerca de sete horas de caminhada (ida e volta). A trilha segue pela borda do platô da serra e passa pelo Rio Pelotas. Nos dias mais quentes dá para se arriscar a colocar o corpo na água.
Quem procura fazer uma caminhada mais fácil e relaxante, a Trilha do Cambuí Deitado, em Bom Jardim da Serra, é a melhor opção. São apenas 30 minutos de caminhada e ao final da tilha é possível avisar a região toda de um mirante. A trilha fica dentro do Rio do Rastro Ecoresort, que já fez parte de um dos nossos roteiros e nós recomendamos!
Outra trilha fácil de fazer também fica em Bom Jardim da Serra e é conhecida como Borda da Serra. Nesta caminhada você passa pelas bordas da Serra do Rio do Rastro. Apesar de ser fácil, é bom contratar um guia local para fazer as duas horas de caminhada.
Nós já estamos nos preparando para fazer uma das trilhas neste fim de semana. Já reservamos nosso carro com a Inova, e estamos agora decidindo qual caminhada vamos fazer. Depois contamos pra vocês como foi a nossa experiência!