Série Ilha da Magia Especial Natal – Lagoinha do Leste
dezembro 20, 2010 | Florianópolis, Viagens
Continuando o nosso passeio por Florianópolis (já mergulhamos, passeamos de escuna, assistimos o Desafio das Estrelas e comemos lula e ostras no Roteiro Gastronômico), hoje vamos conhecer uma praia como você nunca viu chamada Lagoinha do Leste, localizada no Sul da Ilha, ao estilo Lagoa Azul. Para chegar até lá, vamos alugar um carro com a Inova, no Aeroporto Hercílio Luz e de lá partir para o Pântano do Sul.
Com a ajuda de um GPS chegamos ao Pântano do Sul facilmente. Lá, estacionamos o carro e seguimos para o acesso à praia.
Para chegar até esse paraíso inabitado, precisamos seguir a pé e subir a montanha. A caminhada dura cerca de 1 hora e 40 minutos. Parte deste tempo é para a subida, mas é na decida que precisamos redobrar a atenção, pois as pedras são um pouco escorregadias. Apesar disso, o passeio é tranquilo e pode ser feito pela família toda.
Antes de começar a subida para a praia, no entanto, é preciso estar preparado com uma mochila com alimentos e muita água. Afinal, a praia é praticamente virgem, ou seja, nada de barraquinhas ou vendedores ambulantes!
A VISTA
No topo da montanha, a vista é absolutamente inebriante e a praia é sensacional. No início da caminhada, a mata é fechada, mas em um ponto é possível ver toda a Praia do Pântano do Sul. Um pouco mais adiante, logo antes de iniciarmos a descida, podemos apreciar um pouco do que nos espera.
Começamos a descer e a cada passo a sensação de estarmos chegando ao paraíso aumenta. Quando finalmente chegamos, o sentimento é de recompensa total.
Passamos algumas horas nesta praia fabulosa. Aproveitamos a água quentinha do mar, a areia limpinha e clara e recarregamos as baterias para a volta.
Na praia encontramos algumas pessoas que passaram a noite no local. Eles levaram barracas, panelas e alimentos e acamparam por lá mesmo. Esta é, na verdade, é uma ótima ideia para os mais aventureiros.
Outra dica é levar consigo um kit de primeiros-socorros, já que não há acesso para carros e é sempre bom estar prevenido para emergências.Também é possível chegar até a Praia da Lagoinha do Leste por uma trilha pela Praia da Armação, mas esta é um pouco mais longa. Durante a temporada, barcos também fazem o trajeto pelo Pântano do Sul.
Na volta, ainda tivemos uma surpresa. Em um riacho, próximo ao local onde estacionamos nosso carro, encontramos um jacaré, que segundo moradores, vive no local há bastante tempo.
Sem dúvidas, este foi um fim de semana de contato direto com a natureza.