Roteiro cultural no Centro Histórico de Florianópolis
janeiro 7, 2013 | Florianópolis, Roteirinhos
A maioria das pessoas gosta de visitar Florianópolis principalmente em função de suas belíssimas praias; o que nem todo mundo sabe é que a antiga Nossa Senhora do Desterro esconde também diversos programas culturais, especialmente em seu Centro Histórico. Para quem quer saber mais, o Blog de Rotas preparou um roteiro para você conhecer alguns lugares interessantes antes de voltar para casa.
Largo da Catedral
Aos pés da Catedral Metropolitana, iniciada em 1753 e concluída em 1773, foi onde nasceu Florianópolis, que antigamente se chamava Desterro. Ali, se originaram as primeiras ruas da cidade. O Largo da Catedral era o principal ponto de encontro dos moradores da época e continua sendo para alguns moradores mais antigos, que costumam jogar dominó em mesas fixadas logo à frente da igreja. Todas as sextas-feiras, é realizada uma feirinha de artesanatos e é o lugar preferido dos artistas para apresentações de teatro e outras manifestações artísticas e culturais.
Praça XV de Novembro
A arborizada Praça XV de Novembro abriga a centenária figueira, cujos galhos – hoje sustentados por hastes de metal – oferecem sombra farta a quem está passeando pela região. Relatos históricos contam que a árvore foi plantada no local nos anos de 1890.
Mercado Público
No Mercado Público, que foi construído à beira-mar, no terreno que mais tarde recebeu aterro, há oferta de peixes frescos, além dos bares badalados.
Travessa Ratcliff
Entre sobrados e bares, está a Travessa Ratcliff, uma ruazinha de lajotas dos tempos antigos da urbanização da cidade, por onde não é permitido passar carros. Em um desses sobrados, está o Cineclube da Cinemateca Catarinense, com exibições de clássicos do cinema com entrada gratuita. Mas o que mais atrai as pessoas a visitarem o local são os três pequenos bares da Travessa, tema de diversos curtas-metragens catarinenses e frequentados por pessoas de todos os estilos.
Palácio Cruz e Sousa e Museu Histórico de Santa Catarina
Construído em meados do século XVIII, o Palácio Cruz e Sousa era a antiga Casa do Governador. Passou por diversas modificações ao longo de quase um século, até que em 1977 foi dado início a um grande trabalho de restauração do edifício. Só em 1979, foi denominado Palácio Cruz e Sousa, em homenagem ao poeta catarinense. Hoje, o Palácio abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, que tem como acervo os utensílios e as obras de arte adquiridas pelos sucessivos governos.
Gostou? Agora, é só reservar um carro com a Inova e curtir as suas férias em Florianópolis!
Imagens:
http://olhares.uol.com.br/samba-na-travessa-ratcliff-foto5272357.html
http://www.florianopolis.travel/paseo/palacio-cruz-e-sousa.html