Urussanga – terra do vinho e da cultura italiana
Localizada a cerca de 190 quilômetros de Florianópolis, Urussanga é conhecida pela produção de vinho e por seus edifícios históricos e culturais.
Quem curte beber um vinho saboroso no fim do dia, não pode deixar de fazer um passeio pela cidade e conhecer suas vinícolas. Dentre elas, duas se destacam: a antiga vinícola Caruso Mac Donald e a Irmãos Cadorin.
Edificação datada de 1913, fundada pelo jornalista Giuseppe Caruso Mac Donald, aquela primeria é responsável pela introdução da uva Goethe na região. É possível ter uma vista panorâmica através do pátio da Igreja Matriz, no Centro.
Já na Vinícola Irmãos Cadorin, é possível conhecer todo o processo de produção do vinho. Edificado em 1918, o local preserva todo o processo produtivo dos Vinhos Cadorin – museu particular. Para agendar uma visita em grupo, no entanto, é preciso fazer uma reserva antecipada na Central de Informações Turísticas de Urussanga. Esse passeio, em especial, é interessante para aqueles que têm curiosidade em conhecer um pouco mais sobre o processo produtivo da bebida predominante na região.
No início de junho, a cidade recebe a Festa do Vinho. Evento imperdível para os apaixonados pela bebida e cuja programação você confere, em breve, aqui no blog.
Passeios
Se viajar com a família, vale a pena fazer uma parada no Conjunto Histórico em Madeira Família Bez Fontana, que, além da antiga casa, preserva a serraria movida à roda d’água, atafona e capela (telefone: 48. 3465-1959); e o Museu Histórico Municipal Monsenhor Agenor Neves Marques, inaugurado em 1988.
O museu retrata a vida do imigrante italiano, através de duas mil peças cadastradas!
Para chegar até Urussanga, alugue um carro com GPS gratuito na Inova.