SC – Destino perfeito para turismo de negócios
Todo mundo sabe que Santa Catarina é um estado cheio de belezas naturais e atrativos turísticos para aqueles que querem descansar ou se divertir durante as férias. Mas o que muitos não sabem é que Santa Catarina é também um ótimo destino para o turismo de negócios.
Os profissionais do estado estão preparados para receber turistas e estão acostumados com eventos de grande porte. Se você tem uma empresa e está pensando em realizar uma ação de team building ou quer levar os funcionários a um congresso, onde, além de aprender, eles possam aproveitar para relaxar durante a folga do evento, fazendo um passeio com um carro alugado na Inova, Santa Catarina é o melhor destino.
Dados da Santur (Secretaria de Turismo), de 2010, mostram como o estado está preparado para o turismo de negócios. Veja:
Florianópolis: somados, existem mais de 80 hotéis, auditórios e teatros de pequeno e médio porte – 60 mil assentos – para realização de eventos. A principal estrutura, o Centrosul, tem capacidade para até dez mil pessoas em convenções e 22 mil em shows.
Joinville: são cinco mil leitos em 47 hotéis de diferentes categorias, além de inúmeras hospedagens alternativas. Existem 30 mil assentos disponíveis para eventos. A estrutura mais importante é o Centreventos Cau Hansen, arena multiuso capaz de sediar conveções, espetáculos artísticos e eventos esportivos, com capacidade para até dez mil pessoas simultaneamente.
Blumenau: há locais para realizar eventos de até seis mil pessoas, com excelente infraestrutura de serviços e recursos humanos. Há quatro mil leitos em hotéis e diversas opções de hospedagem alternativa. A principal estrutura é a Proeb, onde acontece a Oktoberfest.
Balneário Camboriú: voltada essencialmente para o turismo, durante o ano todo, a cidade tem ótima rede hoteleira (mais de 20 mil leitos) e gastronômica; excelente infraestrutura de serviços, entretenimento, lazer e bons locais para realizações de grandes eventos.
Costa Esmeralda: reúne alguns dos mais belos municípios do litoral catarinense. Há locais disponíveis para eventos de pequeno e médio porte, com até mil participantes, em ambientes propícios para harmonizar trabalho e lazer.
Serra Catarinense: dentre os municípios vinculados, são oferecidos mais de dois mil leitos. Lages, maior município da região serrana, possui um grande parque de exposições, o Conta Dinheiro, que tem capacidade para 50 mil pessoas.
Jaraguá do Sul: a “capital nacional da malha” tem infraestrutura confortável para eventos de pequeno e médio porte, com até mil pessoas. Existem 11 hotéis de categoria e 1.200 leitos disponíveis.
Águas do Alto Uruguai: reúne 15 municípios do Oeste catarinense e cinco gaúchos. Concórdia, Piratuba e Itá – os três com melhor infraestrutura da região – possuem 3.100 assentos disponíveis para eventos e 1.800 leitos.
Chapecó: cidade polo da região Oeste, possui 1.350 leitos. A principal estrutura é o Parque de Exposições de Chapecó, um dos melhores espaços do gênero da região Sul do Brasil. Suporta até 450 expositores e tem concha acústica própria para shows com público de até 50 mil pessoas.
Itajaí: dispões de completa infraestrutura de comércio e serviços, com shopping center, bons restaurantes, 1.940 leitos em 18 hotéis. A cidade é sede da Marejada – a maior festa portuguesa e do pescado do País.
Criciúma: importante polo do estado, a pequena metrópole é muito bem estruturada, com avenidas largas, bons hotéis e restaurantes e comércio forte e variado. O turismo de negócios é altamente difundido.
Tubarão: entre seus atrativos turísticos, destacam-se as estâncias hidrominerais, visitas a museus e passeio de Maria-Fumaça. Tubarão possui uma infraestrutura urbana completa e investe no turismo constantemente.
Rota da Amizade: o Meio-Oeste catarinense oferece boa estrutura para eventos de pequeno e médio porte. Realizar atividades na região, sem aproveitar o requinte estilo europeu, as águas termais e o turismo rural, é praticamente impossível.