Saiba como fugir do combustível adulterado
A cada esquina um posto de gasolina. Esta é a realidade de muitas cidades brasileiras, que confunde o motorista, afinal, preço muito baixo pode ser sinônimo de combustível adulterado.
Para não cair nessa cilada, uma dica é medir o teor de álcool na gasolina. O que muitos consumidores não sabem é que os postos são obrigados a realizar este teste, gratuitamente, caso o motorista exija. Por isso, sempre que estiver em dúvida sobre a qualidade da gasolina, peça ao gerente do posto para realizar o teste.
Para isso é preciso misturar uma parte de água e outra de gasolina em uma proveta, agitá-la e aguardar alguns minutos. A taxa de álcool deve ser, por lei, de até 25%.
Caso o gerente do posto se recusar a fazer o teste, não insista, procure outro estabelecimento e denuncie o posto no DNC (Departamento Nacional de Combustíveis) através do site ANP ou pelo telefone 0800-970-0267. Há uma grande chance deste posto estar vendendo gasolina adulterada.
O uso de combustível adulterado por tempo prolongado pode causar sérios danos ao seu carro, ou ao alugado no balcão da Inova. Por isso, a Inova fica de olho e você deve ficar também!