O carro parou? Saiba diagnosticar o problema
O carro parou no meio da estrada. E agora, qual será o problema?
Se o tanque de combustível estiver cheio, confira os quatro problemas mais comuns com o carro, saiba como diagnosticar cada um deles e o que fazer:
Superaquecimento
Em dias quentes ou no trânsito intenso, este problema afeta principalmente os carros mais antigos ou aqueles com pouca água no tanque. Para detectar o problema, verifique se o ponteiro do mostrador de temperatura está em vermelho. Em alguns casos, é possível ver vapor saindo pelo capô do carro.
Estacione o veículo em local seguro, espere o carro esfriar e siga para uma oficina mecânica.
Bateria
Se a luz da bateria acendeu no painel e o carro insiste em não ligar, é sinal que a bateria descarregou. Neste caso, é bom ligar para um amigo ou mecânico para fazer a conhecida “chupeta“ para recarregar. Às vezes, é necessário fazer a troca da bateria.
Correia dentada
Quando esta cinta de borracha se rompe, o estrago no motor pode ser grande e o barulho também. Para evitar que isso aconteça, é recomendável fazer a troca da correia a cada 50 mil quilômetros.
Bobina
Ela fornece a corrente necessária para acionar o motor. Quando muito quente, o carro pode não ligar. Se a luz da bateria ou da temperatura não estiver acesa, é bom verificar a bobina. Se estiver superaquecida, será preciso esperar até que ela esfrie para dar partida no carro. Depois, siga direto para o mecânico.
Ao alugar um carro na Inova para a sua viagem, você tem a garantia de que seu veículo foi revisado e passou por manutenção. Assim, seu passeio é mais tranquilo e sem inconvenientes como os apontados acima!
Via Petrobras.