História com um toque sombrio na Casa de Memória de Joinville
Em um de nossos últimos passeios por Joinville, aproveitamos para visitar a Casa da Memória, um espaço que transborda história e possui um ar sombrio.
Contam os mais antigos que o local foi construído em 1857 para abrigar o coveiro do Cemitério da Comunidade Evangélica Luterana de Joinville (hoje conhecido como Cemitério do Imigrante). O primeiro sepultamento aconteceu em dezembro de 1851, sendo que o cemitério funcionou até o ano de 1913. Nele, estão 490 sepulturas, mas o número de sepultados supere os dois mil, entre imigrantes e seus descendentes, luso-brasileiros e afrodescendentes que colonizaram a região.
Ao entrar no local, a impressão que temos é que voltamos no tempo e sentimos o peso da história de lutas travadas pelos imigrantes.
No local, o respeito e o silêncio predominam e, apesar de se tratar de um cemitério, se você gosta de ouvir histórias interessantes do passado, vale a pena visitar.
A Casa da Memória fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Ela está localizada na Rua 15 de Novembro, 1.000, Centro, e a entrada é gratuita.