Dicas – Viagem na gravidez
Você organizou a viagem e, depois de estar tudo planejado e reservado, descobriu que a família irá aumentar? Mas não há motivo para cancelar o passeio, pelo menos não até a próxima consulta . Viajar durante a gravidez é seguro, desde que você siga as recomendações médicas, os sinais do seu próprio corpo e algumas normas de segurança.
O segundo trimestre é o melhor período para um passeio em família. Geralmente, os enjoos passaram nessa fase, o risco de aborto espontâneo diminui e a mulher se sente mais disposta.
Nos três primeiros meses, além dos incômodos causados pela indisposição estomacal, a mulher deve tomar mais cuidado, já que o risco de sangramento e interrupção espontânea da gravidez é maior.
Já no último trimestre, o peso da barriga pode deixar o passeio menos confortável.
A grávida pode dirigir, teoricamente, até o final da gravidez. Entretanto, alguns médicos não recomendam a direção após o oitavo mês de gestação. Então, por segurança, pergunte ao seu médico até quando você pode ficar atrás do volante.
Independente de estar dirigindo ou não, a mulher grávida deve usar o cinto de segurança de três pontos. Mas, para que ele não ofereça riscos ao bebê, a faixa diagonal deve passar por entre os seios e a horizontal abaixo da barriga.
Se o carro tiver airbag, o banco em que a grávida estiver deve ser posicionado para trás. No caso de um acidente, o impacto do airbag com a barriga da futura mamãe será menor.
Antes de seguir viagem, a grávida deve consultar seu médico, para se certificar de que isso não irá prejudicar a saúde do bebê, e localizar o hospital mais próximo do seu hotel, para o caso de uma emergência.
No entanto, se houver sangramento, em qualquer fase da gestação, a recomendação é repouso absoluto. Por isso, pegar a estrada é algo que deve ser evitado para proteger a saúde da mamãe e do bebê.