Dicas: como trocar um pneu
dezembro 18, 2012 | Automóvel, Dicas
Imagine que você está cruzando o interior do estado em uma estrada pouco movimentada e, de repente, seu pneu fura. Nem sempre é possível ligar para o socorro ou para alguém que faça essa tarefa em seu lugar. Nesse caso, mãos à obra!
Trocar um pneu dá um pouco de trabalho e pode ser perigoso. Portanto, saber como trocar é essencial. Leia as dicas abaixo e aprenda o passo a passo para fazer bonito.
1. Pare e sinalize
O primeiro passo é achar um local seguro, certificar-se de que puxou o freio de mão e engatou a primeira marcha, retirar o triângulo de dentro do carro (geralmente, fica no porta-malas, próximo ao estepe) e sinalizar o local, colocando o triângulo a 20 metros de distância da traseira do carro.
2. Ferramentas
A seguir, pegue o macaco e a chave de roda. Normalmente eles ficam no porta-malas, debaixo do carpete e do pneu sobresselente.
3. Macaco
O próximo passo é posicionar o macaco. Abra-o cerca de 20cm antes de encaixá-los no carro, deixando-o firme entre o chão e o veículo. Encaixe-o no lugar certo, que é sinalizado por uma flecha localizada próximo ao pneu, na saia do carro. Depois de encaixá-lo e firmar o macaco, deixe-o de lado por um tempo. É hora de desapertar os parafusos das rodas.
4. Chave de roda
Encaixe a chave nos parafusos e gire-a no sentido anti-horário. Caso não consiga com a força das mãos, suba na chave e empurre-a com os pés. Não retire totalmente os parafusos ainda.
5. Troca
Agora, volte ao macaco e suba o carro a uma altura necessária para que você retire a roda com o pneu furado. Pegue o step e erga-o para encaixá-lo na roda. Depois, desça o carro com o macaco e comece a apertar os parafusos no sentido horário. Aperte um por um e depois vá reapertando-os. Faça isso com as mãos e, quando não conseguir mais girar a chave com elas, utilize novamente a dica de subir na chave, agora para apertar.
6. Guardando tudo
Pegue o macaco, a chave de roda, o pneu furado e o triângulo e guarde-os nos seus devidos lugares dentro do carro. Agora é só levar o pneu furado até uma borracharia para fazer o conserto, pois você nunca deve andar sem um step.
Fonte: Bem Simples