Dica de Viagem – Como dirigir em estrada de terra
Nas viagens de inverno, é comum nos depararmos com alguma estrada de terra para chegarmos até aquele hotel com jeitinho de paraíso. Quando o dia está ensolarado, basta diminuir a velocidade para no máximo 60 quilômetros por hora e redobrar a atenção para garantir sua viagem tranquila. Mas, quando a chuva chega, é preciso tomar algumas precauções para evitar acidentes e atolamentos.
Em Santa Catarina, a maior parte das estradas de terra que levam a pousadas conhecidas está em boas condições e com cascalho, que funciona como um antiderrapante nos dias úmidos.
No entanto, se você perceber uma grande quantidade de água na pista e muitas ondulações, é bom reduzir a velocidade. Uma dica é parar o carro alguns metros antes da parte danificada da estrada e verificar, com um galho ou com o pé, a profundidade da água. Em alguns casos, é melhor retornar, para evitar que o carro fique atolado.
Se você achar que a estrada está em boas condições para a passagem, volte para o carro e dirija com cuidado. Procure não fazer movimentos bruscos nem acelerar demais. Aqui, dirigir quase parando também não é uma boa dica. A ideia é manter uma velocidade razoável para facilitar a passagem.
Nas curvas, a regra é a mesma: evite movimentos bruscos para não derrapar e entre na curva em velocidade reduzida.
Ao alugar um carro na Inova, opte pelos modelos mais altos, como o Zafira. Eles são mais eficientes em estradas de terra.