Conheça os direitos do hóspede
Você sabe quais são os seus direitos na hora de viajar? Saber isso é tão importante quanto conhecer as obrigações. Pensando nisso, organizamos uma série de dicas sobre os direitos do hóspede para ajudar a melhorar a qualidade de sua próxima viagem. Fique atento e exija que eles sejam respeitados.
Antes de tudo, vale lembrar que, se utilizar uma agência de viagem, você deve certificar-se de que o estabelecimento é membro da Associação Brasileira das Agências de Turismo (ABAV) e tem cadastro na Embratur. Se fizer uma reserva pela internet, leia atentamente todas as especificações do pacote e, sempre que possível, ligue em seguida para o hotel para confirmar a reserva.
Chegando ao Hotel, fique de olho nos seguintes itens e saiba cobrar seus direitos.
- Se ao chegar ao hotel você verificar que a acomodação que você recebeu é diferente da que você pagou, reclame!
- Se algum objeto seu for furtado ou roubado durante sua estadia, é obrigação do hotel fazer o ressarcimento.
- Se o hotel insistir em colocá-lo em um apartamento de menor valor, exija a diferença de preço em dinheiro. Se o for recusado, você pode deixar o hotel e receber o dinheiro total de sua reserva de volta. E não esqueça, se o estabelecimento se negar a fazer o ressarcimento, vá até o Procon.
- Quando há overbooking, o hotel deve acomodar o hóspede em apartamento diferente, em outro estabelecimento, ou devolver o dinheiro.
- O hotel deve arcar com despesas resultantes de qualquer acidente, se for provado que sua causa foi a má prestação do serviço ou a falta de manutenção.
- Em caso de desistência antes da viagem, o hóspede pode fazer o cancelamento da reserva e o hotel tem o direito de cobrar multa, desde que isso esteja previsto no contrato. Por isso, verifique se essa multa consta em uma cláusula. Se não, você não é obrigado a pagar.
Lembre sempre que você também tem deveres, e pagar a conta é um deles. O hotel pode reter sua bagagem em caso de recusa de pagamento.
Na sua próxima viagem, fique atento, tenha certeza de que seus direitos estão sendo respeitados e divirta-se.
Fonte: UOL Viagem