Adeus, distração! Engenheiros querem motoristas mais atentos
Grande parte dos acidentes de trânsito é causada por uma distração do motorista, que está falando no celular, mandando mensagem SMS, trocando CDs, sonolento ou, simplesmente, distraído. Para tentar fazer com que os motoristas fiquem mais atentos ao trânsito, engenheiros do laboratório de Pesquisa e Inovação da Ford, nos Estados Unidos, estão trabalhando no desenvolvimento de tecnologias que mantêm o motorista alerta.
Para isso, os engenheiros querem criar um sistema de controle de dados com sensores que captem as condições da pista, o pulso e a respiração do condutor e o próprio tráfego. Entre as apostas, estão o banco biométrico e sensores de cinto de segurança e direção, que podem monitorar e avaliar com mais precisão o estado do condutor.
Esses radares poderiam, por exemplo, monitorar os pontos cegos do carro e até desativar as chamadas do celular sempre que houver uma aceleração maior do carro, indicando uma ultrapassagem, por exemplo.
Enquanto o sistema não chega, veja algumas dicas para evitar acidentes e manter a atenção na sua próxima viagem com um carro alugado na Inova:
- Não mande nem leia mensagens SMS enquanto estiver dirigindo.
- Não fale ao telefone celular ao conduzir um veículo.
- Peça ao carona para trocar o CD ou sintonizar o rádio.
- A música não deve estar muito alta nem ser muito agitada durante o período em que estiver dirigindo. Isso pode reduzir a atenção do motorista.
- Beba água durante o percurso, o que ajuda a afastar o sono e lhe mantém mais alerta.
- Seja paciente no trânsito. A falta de paciência pode resultar em falta de atenção.
Siga essas dicas e tenha uma boa viagem!