Por fim, desbravando o Oeste de Florianópolis.
agosto 28, 2014 | Dia dos Pais, Florianópolis, Inova
Começamos pelo norte, seguimos para o sul, leste e agora finalmente iremos encerrar rumando para o oeste, a região central e continental de Florianópolis.
OESTE
No centro da Ilha estão os primeiros pontos turísticos de Florianópolis, que foi no passado a vila da capital da província, a Vila de Nossa Senhora de Desterro.
Vamos começar pelo primeiro cartão postal da cidade, a ponte Hercílio Luz. Inaugurada em 1926, recebeu esse nome porque foi idealizada pelo governador Hercílio Luz, que veio a falecer antes que estivesse pronta para inauguração. Maior ponte pênsil do Brasil e também uma das maiores do mundo, foi construída para ligar a parte insular de Florianópolis com a continental, e serviu como tremendo alívio para seus moradores que antes dependiam do serviço de balsas para fazer a travessia. Por questões de segurança foi desativada em 1991 e posteriormente tombada como Patrimônio Histórico e Artístico.
Na sua cabeceira insular está situado um mirante que proporciona uma bela vista panorâmica do centro da cidade e costuma servir de local para ensaios fotográficos e descanso para moradores da região.
Ali também se encontra o Parque da Luz, uma área verde de lazer bem no centro da cidade. Equipado com passeio para pedestres, árvores frutíferas, bancos, entre outros, é uma ótima opção para quem visita Floripa e procura atividade fora de suas praias.
Em suas proximidades está o famoso Mercado Público Municipal onde se reúnem tanto turistas quanto moradores. Lá é possível degustar delícias típicas da Ilha como o famoso pastel de berbigão, boas porções de peixe frito, chopp gelado e muita conversa e descontração. Conhecido também por suas famosas peixarias, o local ainda conta com lojinhas, restaurantes e serve de palco para apresentações folclóricas e grupos de músicos da região. Ponto imperdível para quem vem visitar a cidade e diversão garantida.
Do ladinho, no Largo da Catedral e na Alfândega, se concentram dezenas de barraquinhas de artesanato e souvenirs pitorescos. Uma rica feira de produtos locais como doces, pães, frutas, legumes e melados também é armada ali e passar sem provar alguns de seus quitutes é um grande desafio.
Para quem aprecia arte sacra, igrejas como a Catedral Metropolitana e a Capela do Menino Deus possuem um grande acervo, além de bela arquitetura antiga.
Em frente a Praça XV de Novembro, está o majestoso Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza (antigo Palácio Rosado), um casarão do século 18 que mistura os estilos neoclássico e barroco. Antiga sede do Governo, é moradia de peças e móveis que foram adquiridos pelos governantes que por ali passaram. Nas proximidades ainda é possível encontrar o museu Victor Meirelles, casa onde viveu o consagrado pintor e que hoje abriga o acervo de suas obras.
Como se trata do centro da cidade, opções não faltam. São diversos restaurantes, bares, pubs e casas noturnas para os mais diversos gostos. Para quem visita Florianópolis no inverno, é uma boa pedida, pois oferece lazer para todas as faixas etária e infraestrutura completa de hospedagem, transporte e alimentação.
Quem quiser dar uma esticadinha e aproveitar tudo isso com vista para o mar, não pode deixar de ir a Coqueiros. Logo na saída da Ilha, bairro nobre de Florianópolis, é uma delícia de se ver e viver. Do ladinho fica Itaguaçu, área de casas de frente para águas tranquilas e rasas. Um ambiente agradável, delicioso para se aproveitar petiscando e conversando nos bares e restaurantes locais.
Esse é o último final de semana para quem quiser aproveitar nossa promoção do mês dos pais. Alugue seu carro através do site da Inova e ganhe 30% de desconto nas diárias do fim de semana. Aproveite para passear com a família e ainda economizar!
http://www.alugueinova.com.br/