Turismo com chuva em Floripa
novembro 1, 2015 | Blog de Rotas, Inova, Inverno
Quando não é a chuva, é o frio. Quando não é o frio, é o vento. Floripa é assim, de lua – literalmente. Mas não pense que o sol é a única atração da capital de Santa Catarina. Há vários roteiros legais para se fazer na cidade, independente do céu ter amanhecido azulzinho ou completamente nublado. Continuando o nosso turismo com chuva em Floripa, preparamos três roteiros tão divertidos quanto um dia de sol na areia. O primeiro passo é fazer a reserva on-line de um carro através do site da Inova. Lembre-se que quanto mais antecipada for a reserva, melhores preços e condições você garante para a sua viagem.
Roteiro Histórico – Palácio Cruz e Sousa, Mercado Público e Casa da Alfândega: são as principais atrações históricas da cidade. E pra melhorar, ficam bem próximas umas das outras. Então comece visitando o Palácio Cruz e Sousa, ou Palácio Rosado, como é conhecida essa construção dos tempos coloniais que impressiona pela arquitetura e a delicadeza dos seus objetos. É um prédio cor-de-rosa na esquina da Praça XV de Novembro. Funciona de terça a sexta-feira das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h. Custa R$5,00 a entrada. Agora é só seguir o cheiro de camarão frito a quatro quadras ao norte para encontrar o famoso Mercado Público de Florianópolis, já todo reformado. Se faz tempo que você não passa por ali, vale a pena conferir como ficou o espaço, seus cafés, bares e restaurantes com música ao vivo. Além é claro de aproveitar para levar pra casa peixe fresco e frutos do mar. Literalmente ao lado do Mercadão, está a Casa da Alfândega – um prédio amarelo datado do século 19, que é referência cultural do artesanato de Santa Catarina, onde abriga trabalhos de pelo menos 120 artesãos de todas as regiões do estado. Uma das atrações da galeria é manter artesãos demonstrando diariamente suas mais variadas técnicas, quando o visitante pode conhecer de perto a elaboração e confecção das peças.
Roteiro Fortaleza a Lisboa – Das três fortalezas mais importantes da ilha, apenas uma tem acesso por carro – a de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte e com acesso pelo canto esquerdo de Jurerê, a 25km da Beira-Mar Norte. Chegando na fortaleza, você vai ver a Casa do Comandante, onde são exibidas as fotos sobre o cotidiano da fortaleza nos tempos do seu funcionamento. Abre todos os dias das 9h às 17h, ou até às 19h no verão. Entrada a R$8,00 (crianças pagam meia). Depois de visitar o forte, é só rodar mais 15km para chegar em Santo Antônio de Lisboa. Para quem vem da Beira-Mar Noite, são 10 Km sentido norte da ilha. O vilarejo mais charmoso de Floripa foi um dos primeiros povoados açorianos da ilha, e ainda hoje é um lugar bucólico. Mas acabou se tornando uma referência artística, gastronômica e boêmia da cidade. A Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas, e restaurantes à beira-mar como o Bate Ponto, Marisqueira Sintra e Chão Batido são paradas obrigatórias.
Roteiro Shopping Centers – Já que o assunto é passeio com tempo fechado, não podíamos deixar de mencionar a alternativa mais clássica em dias assim: ir ao shopping center. São três os principais shoppings da ilha: o Beiramar Shopping, localizado na região central, na Beira-Mar Norte, entre os hotéis Blue Tree Towers e Majestic. Equipado com 5 salas de cinema e as principais redes de lojas e restaurantes. Outra opção é o Shopping Iguatemi, pertinho da UFSC, com 7 salas de cinema. O terceiro é o Floripa Shopping, localizado na SC 401, sentido norte da ilha, também com 7 salas de cinema.
E se depois de fazer todos esses roteiros o sol ainda não tiver chegado na ilha, é só extender o aluguel do carro com a Inova, e desbravar o interior de Santa Catarina, que faça chuva ou faça sol, sempre deixa seus visitantes com saudade antes mesmo de irem embora.