CONTINUE SUA VIAGEM PELO VALE EUROPEU COM A GENTE
março 24, 2016 | Blog de Rotas
Localizada no Vale do Itajaí, o Vale Europeu é uma região única do país. Graças a herança cultural dos colonos portugueses, italianos, alemães, poloneses e austríacos, a região encanta pela arquitetura típica em meio à natureza exuberante e pela culinária autêntica dessa gente hospitaleira que sabe viver.
No post anterior, falamos dos roteiros ecológicos e gastronômicos do Vale Europeu. A religiosidade é outra marca forte da região, com inúmeros santuários, igrejas, capelas e grutas. A cidade de Nova Trento e suas 30 instituições ligadas ao catolicismo é o segundo município religioso mais visitado do Brasil. O Santuário Santa Paulina, dedicado à primeira santa brasileira, também está localizado em Nova Trento. Mas há muitas outras cidades que merecem uma visita, como Brusque e seu Santuário Nossa Senhora de Azambuja, considerado o segundo em importância de Santa Catarina. Também a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho, as igrejas luteranas em Blumenau, Aurora Presidente Nereu e Ibirama, sem contar na igreja ucraniana de Santa Terezinha.
E se a brasilidade pode ser medida pela quantidade de festas, é capaz desses colonos europeus se saírem brasileiros até demais. Além da Oktoberfest de Blumenau (a mais famosa), em outubro há ainda a Festa do Imigrante (Timbó), a Fenarreco (Brusque) e a Kegelfest (Rio do Sul), só para citar algumas. A animação dos outros meses segue com a Anima Italiana (Rio do Sul em junho), a Festa Trentina (Rio dos Cedros em setembro), Weihnachtsmarkt (Ibirama em dezembro), a Festa Pomerana (Pomerode em janeiro), a Festitália (Blumenau em julho) e a La Sagra (Rodeio em agosto), entre muitas outras.
Não podemos esquecer do famoso Roteiro de Compras do Vale Europeu. A começar com Brusque, um dos principais polos têxteis do país, onde se encontra desde artigos de cama, mesa, banho e vestuários em geral, até cristais, porcelanas, brinquedos e chocolates. Já para calçados, a cidade de São João Batista é parada obrigatória, especialmente nos pavilhões da SC-411, onde ficam as fábricas que vendem diretamente para o consumidor. Rio do Sul é outro destaque, com mais de 100 fábricas de calças jeans.
Há muitos outros roteiros incríveis no Vale Europeu, como as estâncias termais, praias, história e cultura, vinhos e cervejas artesanais. No próximo e último post da série, vamos publicar mais detalhadamente as principais atrações da região e seus respectivos municípios. Buon viaggio, ou simplesmente, boa viagem.