Nova Trento: turismo religioso durante o feriado
O feriado de Corpus Christi é uma celebração religiosa católica. E como neste ano o feriado cai em uma quinta-feira e muitos vão prolongá-lo até segunda, o post de hoje é especial para aqueles que querem fugir os agitos e fazer turismo religioso.
Em Santa Catarina, um dos mais procurados destinos do gênero é a cidade de Nova Trento onde viveu a Santa Paulina, localizada a cerca de 85 km de Florianópolis.
Mais de 40 mil pessoas peregrinam todos os meses até o complexo religioso e durante este feriado a movimentação no local deve se intensificar. Mas anda dá tempo de se programar e porcurar um hotel para ficar na cidade mesmo (veja lista aqui) ou em Floripa e aproveitar o resto do fim de semana para descobrir as belezas da Ilha de Santa Catarina.
No Santuário da Santa Paulina, os visitantes encontram a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, construída em 1876, zelada pela madre; o casebre em que a santa vivia e que ainda conserva o telhado de palha; o engenho em que trabalhou e a colina que era usada para o plantio de vegetais e hoje abriga painéis pintados em azulejo com a história da religiosa e o Museu Colonial, com ferramentas e equipamentos usados pelos imigrantes.
O local é perfeito para quem quer refletir sobre a vida e fazer uma espécie de retiro espiritual. A paisagem também é um fator positivo. Cercado por montanhas, o Santuário fica em uma área verde e bonita. Ótima para passar algumas horas com a família.
Nva Trento também fica próxima a Balneário Camboriú. Então aproveite o feriadão para aluguar um carro com a Inova, conhecer o Santuário de Santa Paulina e desevedar o litoral catarinense!
Santa Paulina
A imigrante italiana Amábile Lucia Visintainer chegou à região com seus pais em 1875. Aos 25 anos, ela deixa a família. Convencida de sua vocação, cria a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, adotando o nome de Irmã Paulina. Em 1903, já Madre, muda-se para São Paulo e ali funda várias casas assistenciais. Na mesma cidade, morre cega e sem um braço em 1942, aos 77 anos. Seu primeiro milagre – a cura de uma gestante que sofreu hemorragia ao retirar o feto morto – foi confirmado pelo vaticano em 1966. Toda a trajetória de Santa Paulina é contada nos muitos pontos de interesse que compõem o complexo. (Fonte: Secretaria de Turismo de Nova Trento)