Snow Valley: uma aventura pela neve
junho 6, 2011 | Inverno, Rotas, Viagens
No ano passado a Serra Catarinense registrou temperaturas baixíssimas e caiu muita neve pela região. Neste ano, o inverno promete ser rigoroso e, com um pouco de sorte, será possível apreciar a beleza dos vales catarinenses cobertos de gelo. Um dos locais mais frios do país, São Joaquim (SC) é um dos principais destinos turísticos brasileiros durante o inverno. E não é para menos. O município abriga o Snow Valley, ou Vale da Neve em português. E como o próprio nome já diz, é um local propício para se ver neve e encontrar um pouco de aventura e diversão também durante a estação mais fria do ano.
Prepare a mala, reserve seu carro com a Inova – maior locadora de carros catarinense – e pegue a estrada até São Joaquim.
Para entrar no clima e se sentir como nos alpes europeus, a dica é alugar uma cabana no próprio Snow Valley. Modestas, mas charmosas e confortáveis, as acomodações garantem uma imersão ecológica ainda mais intensa, pois são cercadas de mata nativa e um parque de aventuras.
O passeio é uma opção diferente para se fazer entre amigos ou mesmo em família. Já acomodado é hora de começar a desbravar o vale.
São muitas as opções. No local é possível fazer uma trilha ecológica de 1,8 km passando por quatro cascatas e um poço para banho; atravessar pontes rústicas, se aventurar na tirolesa de 350 metros de comprimento ou no pêndulo e ainda praticar arvorismo.
Muita coisa para se fazer em apenas um dia. Portanto a dica é passar, pelo menos, um fim de semana no local.
Se sobrar um tempinho, não perca a chance de conhecer a Vinícola Villa Francioni, também em São Joaquim. Construída com 600 mil tijolos, esse pedaço do paraíso abriga um lustre que pertenceu à família real portuguesa.
A visita ao local dura cerca de 1h30 e o turista aprende sobre a produção de um dos melhores vinhos tintos brasileiros. Ao final é possível fazer a degustação da produção. Mas é preciso agendar uma visita. Elas acontecem sempre a partir das 10h, 13h30 e 15h30 e custam R$ 30.
Aproveite o inverno para uma imersão na neve e no mundo dos vinhos tintos.