10 passos para uma trilha perfeita
Abril é um dos melhores meses do ano para se fazer trilha em Santa Catarina. O calor dá uma trégua, as cidades retomam sua rotina normal e tudo fica mais suave. Confira nossas dicas exclusivas e entre nessa com o pé direito!
1 – Escolha um calçado adequado, de preferência sem solado liso e que você já tenha usado. Jamais vá de sandália.
2 – Procure saber tudo sobre a trilha escolhida. Grau de dificuldade, duração e rota é o mínimo necessário para se sentir seguro.
3 – Itens fundamentais na mochila: bússola, mapa e telefone.
4 – Não se esqueça de carregar o menor peso possível. Na bagagem, basta água, alimentos leves (barras de cereal, frutas etc), kit de primeiros socorros e lanternas.
5 – Deixe em casa acessórios como brincos, pulseiras etc. Prenda os cabelos e escolha mangas compridas, mesmo que esteja quente.
6 – Se não tem experiência, jamais faça uma trilha sozinho. Se já é trilheiro, sempre avise alguém para onde vai e que horas deve chegar ao destino final.
7 – Não force seu corpo. Saiba quando parar.
8 – Alongue: antes, durante e depois. É a melhor alternativa para evitar as dores do dia seguinte.
9 – Traga sempre o lixo que você produziu e deixe o ambiente da trilha como você encontrou.
10 – Sinta o silêncio e se conecte com a natureza. Essa é a melhor maneira de curtir uma trilha intensamente.
Agora é só escolher a sua trilha e colocar o pé na estrada!
Para quem tá começando:
TRILHA NAUFRAGADOS
Em 1753, duas embarcações portuguesas naufragaram bem em frente à praia da região. Entre mortos e feridos, o local ganhou certa aura de mistério, além de patrimônio histórico reconhecido, vista panorâmica e muita natureza.
Nível: Fácil
Tempo: 50min
Início: Ponto final da linha Caieira da Barra do Sul
Fim: Praia dos Naufragados
Para os iniciados:
TRILHA MORRO DAS ARANHAS
O trajeto reúne tudo que os trilheiros mais desejam: praia, mata fechada, vista panorâmica, fontes d’água e até inscrições rupestres. Ao longo do caminho, você ainda encontra áreas próprias pra banhos de mar, oficinas líticas, costões, seis córregos e muito mais!
Nível: Médio.
Tempo: 1h
Trajeto: Pelo Costão do Santinho a trilha inicia em frente ao Museu ao Ar Livre Costão do Santinho e termina na praia do Moçambique. Já pela Praia do Moçambique, a trilha começa no fim da praia e termina no costão do Santinho.
Para os experientes:
TRILHA LAGOA DO PERI ATÉ RIBEIRÃO DA ILHA
Mata primária, jacarés inofensivos, engenho à tração animal e muita natureza são os principais atrativos desse passeio inesquecível. Mas atenção: a trilha só pode ser feita com guia!
Nível: Difícil
Tempo: 3h30min
Início: SC-406, na entrada da Pousada Alemdomar
Fim: SC-401, no Ribeirão da Ilha
Bom passeio!