Vale Europeu Catarinense – parte I
Agrolândia, Agronômica, Alfredo Wagner, Apiúma, Ascurra, Atalanta, Aurora, Benedito Novo, Blumenau, Botoverá, Braço do Trombudo, Brusque, Canelinha, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ibirama, Ilhota, Imbuia, Indaial, Ituporanga, Jaraguá do Sul, José Boiteux, Laurentino, Leoberto Leal, Lontras, Major Gercino, Mirim Doce, Nova Trento, Petrolândia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio dos Cedros, Rodeio, Salete, São João Batista, Taió, Tijuccas, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum, são as principais cidades do VALE EUROPEU CATARINENSE.
Pela quantidade de cidades do Vale Europeu você já pode imaginar a diversidade de roteiros possíveis de se fazer na região – desde Roteiros Ecológicos pela Mata Atlântica, que são repletos de cachoeiras, como em Alfredo Wagner, Benedito Novo e Pomerode, só para citar alguns. Passando por estradas de terra e cenários incríveis para prática de rapel, trekking, mountain biking, voo livre e muito mais.
Hospedagem: é comum na região as propriedades rurais abrirem as portas para os visitantes, oferecendo além da hopedagem com direito a café colonial, produtos orgânicos e mesa farta o dia todo, várias atividades de lazer, como pescarias, cavalgadas e trilhas. A própria paisagem da fazenda, muitas delas compostas por uma casa no estilo enxaimel, rodas-d’agua, moinho, engenho e, claro, uma capela, já valem o passeio. Para agendar visitas nessas propriedades rurais é preciso contactar o projeto Acolhida na Colônia (telefone: 48 – 3654.0186), que abrange doze municípios do Vale Europeu.
Também o Roteiro Gastronômico é bastante procurado. A comida típica italiana, alemã, polonesa, entre outras, é uma forma de preservar a tradição e cultura dessas comunidades de imigrantes que chegaram no Século XVIII, cujos descendentes aprenderam direitinho a deixar os brasileiros com água na boca. Restaurantes de cidades como Apiúna, Blumenau, Brusque e Doutor Pedrinho são paradas obrigatórias.
Aguarde a segunda parte do Post para mais roteiros do Vale Europeu.
Gute fahrt, ou simplesmente, boa viagem.