Rota das cachoeiras de Santa Catarina
janeiro 27, 2016 | Blog de Rotas, Rotas, Trilhas, Turismo Ecológico
Não só de praia vive o turismo de Santa Catarina. No estado tão rico em diversidade natural, não poderia faltar o encanto de belíssimas cachoeiras preservadas por todo o território.
> Rota das Cachoeiras – Corupá (SC)
Localizado ao Norte do estado, a reserva Emílio Florentino Battistella abriga 14 quedas d’agua num percurso de aproximadamente 3 km pela trilha ao longo do Rio Novo, cercada pela Mata Atlântica e rica em espécies raras da flora e fauna – são pelo menos 380 espécies de aves e 40 espécies de mamíferos catalogados.
A cachoeira do Salto Grande é a que mais impressiona com seus 125 metros de altura. Ao todo são 1.153 hectares de área total da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), conhecida como “Rota das Cachoeiras”.
Horários: funciona diariamente das 7h30h às 17h.
Importante: é preciso adquirir ingresso a R$15,00 para entrar na propriedade nos dois únicos pontos de venda que ficam no caminho – Restaurante do Gaúcho e no mercado Fossile. Na entrada da reserva não é possível comprar o ingresso.
Como chegar: O Município de Corupá-SC fica a 720 Km de Porto Alegre, 210 Km de Florianópolis, 140 Km de Curitiba e 123 Km de Blumenau.
> Cachoeira do Zinco – Bendito Novo (SC)
São 80 metros de queda d’agua cristalina observada através de um mirante em frente a cachoeira, cujo acesso pode ser feito por carro, mas que não substitui a sensação de se banhar na base da cachoeira após 40 minutos de trilha a pé, que para muitos não terminam sem a prática do rapel.
Como chegar: A 185 km de Florianópolis, fica na Estrada Ribeirão Liberdade (Vale do Zinco), aproximadamente 28 km do centro de Benedito Novo.
> Cachoeira do Avencal – Urubici (SC)
Esta linda cachoeira está no ranking das mais altas do estado. E não é apenas a sua altura de 100 metros de queda d’agua que a torna inconfundível, mas a quantidade de avencas no seu entorno – uma planta parecida com as samambaias.
São dois acessos possíveis, pela trilha a pé que leva na parte baixa, ou pela estrada que leva aos dois mirantes na parte de cima, cujo acesso pode ser feito de carro, inclusive.
Importante: por estar localizada numa propriedade particular, é preciso pagar uma entrada que não chega a 10 reais por pessoa.
Como chegar: a cachoeira fica a 170 km de Florianópolis, vindo pela rodovia SC-430 no KM 43, a 6 km do centro de Urubici.