Florianópolis de Norte a Sul!
agosto 16, 2014 | Dia dos Pais, Inova, Inverno
Conforme explicamos no último post, listamos algumas das belezas dos quatro cantos de Florianópolis que são imperdíveis para quem vem passear por essa Ilha de tantos encantos. Começamos pelo Norte e agora rumamos para o Sul!
SUL
Para começar com um pouco de história, uma parada no Ribeirão da Ilha é essencial. Casinhas coloridas e a famosa Igreja Nossa Senhora da Lapa, construída em 1763 e atualmente reconhecida como Patrimônio Histórico, constituem uma paisagem pitoresca, ideal para apreciar durante um passeio em uma tarde ensolarada.
Entre 1748 e 1756 os colonos que vieram para Ilha foram encaminhados para Trindade, Ribeirão, Lagoa, Ratones, Santo Antônio, Canasvieiras, Rio Vermelho e Rio Tavares. Entre esses lugares, Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha são os que mais conservam traços da cultura açoriana.
Para quem quer ver de perto como era uma residência açoriana, o Eco Museu reproduz com exatidão: entrada principal pela lateral da casa, janelas da sala de frente para o mar e quartos sem janelas, devido às superstições de que as mulheres seriam roubadas por bruxas ou lobisomens durante a noite.
O museu tem ainda em seu acervo peças de até 250 anos de idade e outras mais modernas que vão contando a história da evolução, como pedra vulcânica usada para moer farinha, cama antiga feita com colchão de crina de cavalo, colcha de fuxico e gramofone.
Além de belas paisagens, o Ribeirão também é feito de muitas delícias. Maior produtor de ostras do país, abastece o mercado nacional, internacional e os famosos restaurantes da região que contam com a iguaria como prato principal. Fazendas de ostras e mariscos são facilmente avistadas por quem circula pelo bairro. E uma dica importante: vá para a praia e espere para ver o pôr do sol, é simplesmente divino.
Após um dia de passeio, relaxamento e gula no Ribeirão, é hora de pôr as pernas para trabalharem. Seguindo ao extremo sul da Ilha, uma trilha de aproximadamente 3 km leva a Naufragados, uma praia desabitada com lindos costões, lagoa, farol e vista para a Ilha de Araçatuba, onde está a Fortaleza de N. S. da Conceição.Se tiver fôlego, vale levar uma bela cesta de piquenique.
Depois de passeios tranquilos, hora de um pouco de agito. A praia do Campeche é movimentada e ideal para prática de vários esportes como surf, kite surf, futevôlei, entre tantos outros que o pessoal da região aproveita para praticar em sua extensa faixa de areia e mar agitado. Surfistas não podem deixar de conferir o Pico do Surf, área que fica mais para o lado direito da praia, onde acontecem campeonatos; e o Riozinho do Campeche, point de gente jovem, música e badalação.
Mas o destaque turístico da região ainda fica com a Ilha do Campeche, linda, com águas cristalinas ideais para mergulho, banhos relaxantes e belas fotos. Na ilha há ainda sítios arqueológicos e passeios por trilhas acompanhados de guias. Vá para passar a tarde toda, programa que agrada todas as faixas etárias. Sua família vai adorar!
Para finalizar, um pouco de aventura. O trajeto que leva até a Lagoinha do Leste promete emoção e muita natureza. Para chegar lá há duas formas de acesso, uma que leva cerca de 50 minutos pelo Pântano do Sul e a outra que pode levar até três horas de caminhada, pela praia doMatadeiro. Ou mais tempo, se você for como todos os demais que não resistem a parar para bater fotos em cima de pedras que propiciam uma visão privilegiada da paisagem abaixo. No retorno, respire fundo, junte mais um pouquinho de fôlego e dê uma paradinha na praia do Pântano do Sul, berço pesqueiro da ilha.
O Pântano do Sul também é ponto de partida para atividades como o cicloturismo, que oferece uma pedalada gostosa de ser feita especialmente no inverno, quando as praias estão mais desertas e é menos cansativo. Os passeios com guias promovidos por operadoras como a Adrenailha; percorrem praia e estradas que atravessam a ilha de leste para oeste.
Imperdível não é mesmo? Acesse o site da Inova, alugue seu carro com desconto para passeios aos fins de semana de Agosto, chame a família toda e venha aproveitar!