Duas paradas obrigatórias na “Rota do Enxaimel”, em Pomerode
O maior acervo de construções em enxaimel (aquelas tradicionais casinhas alemãs) existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode. O encanto com a arquitetura deu início à Rota do Enxaimel, que passa por cerca de 50 das 240 edificações desse tipo existentes no município e atrai turistas de todo o País.
Antes de começar o roteiro, vale a pena programar uma parada no pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege” para coletar mapas e dicas de quem vive no município. O local abriga a sede da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel e nele podem ser adquiridos souvenirs, produtos da agroindústria e informações turísticas, além do agendamento para passeios pelo roteiro. Inaugurada em 2000, a construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia – região de onde vieram os primeiros imigrantes que colonizaram Pomerode.
Para quem realmente decidir fazer uma imersão pela cultura germânica, uma boa dica é se hospedar na Pousada Casa Wachholz, ambientada com móveis antigos e atendimento familiar, a casa enxaimel tombada de 1867. Aqui, além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, você poderá experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos moradores.
Alugue um carro na Inova e aproveite o outono para conhecer as belezas da cultura germânica existente em Santa Catarina.