Mitos e verdades sobre beber e dirigir
Apesar de a cerveja e outros tipos de bebidas alcoólicas serem consumidos em muitos países, na celebração de momentos felizes, existem limites. Primeiro esse consumo deve ser feito de forma moderada e, mais importante, nunca pode estar associado à direção de veículos automotores.
Os efeitos do álcool variam de pessoa para pessoa, e de uma série de fatores, como, por exemplo, se você comeu algo antes de beber, é bem provável que os efeitos da bebida demorem a aparecer.
Segundo pesquisadores, existe um conceito de que o organismo “se livra” do equivalente a uma dose de álcool por hora, ou seja, se você tomar três copos de cerveja, vai precisar esperar por três horas para poder dirigir.
A recomendação da Polícia Rodoviária Federal é que se espere pelo menos 12 horas antes de dirigir após a ingestão de álcool. Mas, se você não quiser esperar tanto tempo, pegue um taxi ou peça para um amigo que não bebeu dirigir.
Como a eliminação do álcool e recuperação dos sentidos depende ainda do metabolismo de cada pessoa, a regra deve ser seguida à risca: se beber, não dirija.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) editou um guia cheio de informações relevantes chamado “Beber ou Dirigir – Faça a Escolha Certa”.
Uma versão desse guia pode ser lida no site da Ambev, que também compilou algumas das informações no infográfico abaixo. Confira!
Fique atento também à nova lei que aumenta o rigor na fiscalização da Lei Seca. A medida manteve qualificado como crime dirigir com mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue, ou seja, o equivalente a dois copos de cerveja aproximadamente.