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Manutenção preventiva

janeiro 25, 2013 | Automóvel, Manutenção

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Os cuidados com o seu carro tornam-se extremamente baratos em médio e longo prazo, quando comparados aos custos de uma quebra inesperada do veículo e todas as complicações que isso envolve. Por esse motivo, fazer a manutenção preventiva, além de manter o seu carro em ordem, pode garantir a sua segurança. Veja estas dicas que o Blog de Rotas preparou e que vão lhe ajudar a deixar o seu carro em dia:

Nível de óleo

Com o motor frio, preferencialmente pela manhã antes da primeira partida e estando o veículo em piso nivelado, retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel, insira e retire-a novamente. O nível de óleo deve estar entre as marcas “Min” e “Max” gravadas na vareta. Se necessário, complete com o óleo recomendado pelo de mesma marca e/ou recomendado pelo fabricante. A maioria dos fabricantes considera normal um consumo de até um litro de óleo para cada mil quilômetros rodados.

Nível de água

Com o motor frio e veículo nivelado, verifique o nível de água, que deve estar entre as marcas “Min” e “Máx” do reservatório. Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, leve o veículo para um diagnóstico. IMPORTANTE: Não confie 100% dessas tarefas rotineiras ao frentista do posto de gasolina, muitos motores apresentam problemas sérios ocasionados pelo excesso de óleo ou por proporções incorretas de aditivos de radiador, adicionados sem critérios nos postos de combustíveis.

Correia dentada

Utilizada em muitos motores, a correia sincronizadora (ou dentada) fica protegida por uma capa, não sendo possível examiná-la fora da oficina. A sua função é manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas e, se quebrar, causará sérios danos nas válvulas e até nos pistões. A troca deve ocorrer em média a cada 50 mil quilômetros, dependendo do modelo do carro. Informe-se no manual do proprietário ou na concessionária da marca do veículo sobre o intervalo de troca e siga-o rigorosamente.

Filtros

Tanque, bomba de combustível, mangueiras, filtros, carburador ou injeção eletrônica: são os componentes que fazem parte deste sistema. Para manter o sistema de alimentação em ordem, a troca dos filtros é fundamental.

Filtro de ar

Deve ser verificado periodicamente e, se estiver muito sujo, deve ser substituído. Um filtro de ar sujo prejudica o desempenho do veículo, e aumenta o consumo de combustível.

Filtro de combustível

Troque nos intervalos recomendados pelo fabricante. Em média, nos veículos a gasolina, a cada 20 mil quilômetros e, nos veículos a álcool, entre 7 mil a 10 mil quilômetros, dessa maneira, estará preservando o sistema de alimentação contra as impurezas do combustível.

Velas de ignição

Devem ser trocadas conforme a recomendação do fabricante. Em geral, a cada 20 mil/30 mil quilômetros. Em carros turbinados de fábrica, com aumento de pressão de turbo (com chip instalado), verificar a cada 10 mil quilômetros. Velas gastas causam falhas no funcionamento do motor, aumento no consumo e na emissão de poluentes.

Bateria

As disponíveis do mercado hoje são do tipo “seladas”, ou seja , não é preciso adicionar água, o que não significa que estejam totalmente livres de manutenção. Alguns cuidados evitam que você fique na mão na hora de dar a partida:

– Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos da bateria.

– Mande testar anualmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida, bateria, alternador e motor de partida.

Pneus e Rodas

Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança. O estado de conservação e a calibragem correta garantem a aderência na pista e a eficiência nas frenagens. Use sempre pneus com as medidas indicadas no manual do veículo. Tamanhos incorretos alteram o comportamento da direção e tornam o veículo inseguro.

Freios

Verifique regularmente:

– O nível do fluído de freio.

– A espessura das pastilhas a cada 10 mil km.

– A lonas de freio e ajuste do freio de estacionamento a cada 30 mil km.

Suspensão

Ruídos e falta de estabilidade nas curvas são os primeiros sinais de problemas!

Faça uma revisão a cada 30.000 km e mande examinar:

– Amortecedores, molas e batentes quanto à ação e vazamentos;

– Folgas nas bandejas, buchas e pivôs;

– Folgas nos terminais e barras de direção.

Na Inova, você aluga um carro para fazer o seu roteiro e não se preocupa com qualquer coisa. Todos os veículos são novos e revisados periodicamente, garantindo segurança, conforto e economia em seus deslocamentos.

Fonte:  http://www.nascarchips.com/dicas-manut_preventiva.php

 

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