Roteiro cultural pelo Vale Europeu, a Alemanha brasileira
dezembro 17, 2012 | Rotas, Serra Catarinense
Que tal aproveitar o final de semana para conhecer um pouco da cultura e da arquitetura europeia sem sair do Brasil? Os municípios do Vale Europeu, em Santa Catarina, foram colonizados por imigrantes alemães. Blumenau, Pomerode, Nova Trento e Brusque trazem consigo a tradição da típica gastronomia, cultura e arquitetura do velho continente.
Para aproveitar um pouco desse estilo de vida, arrume suas malas, alugue um carro na Inova e parta para mais um final de semana movimentado. A primeira parada é Nova Trento, a cerca de 84km de Florianópolis. Na cidade, está o santuário de Santa Paulina, italiana que escolheu o Brasil para viver, beatificada em 1991 e canonizada em 2002.
Visite a antiga casa da irmã e a igreja construída em sua homenagem na parte alta do vilarejo. Do alto da igreja, a vista deslumbrante das colinas que cercam o santuário.
Antes de seguir viagem, pare no Restaurante Degustus, em Brusque, para almoçar. Depois de se deliciar, siga para Pomerode, a cidade brasileira com o maior número de casas no estilo enxaimel, típico da cultura alemã. Aproveite para ir ao Hotel Fazenda Mundo Antigo para fazer uma visita guiada pelas réplicas das casas enxaimel, roda d’água e engenho de açúcar.
Depois do passeio cultural, continue a viagem até Blumenau e hospede-se no Viena Park Hotel, em Vila Formosa, para passar a noite. Aproveite o final de tarde para provar a deliciosa cerveja artesanal na cervejaria Eisenbahn, uma das mais tradicionais da cidade. Depois, volte ao hotel para descansar e recarregar as baterias.
No domingo, acorde cedo, pegue o carro e vá para o centro da cidade, para conhecer a arquitetura germânica e um pouco mais da cultura da cidade. Inicie o passeio na Ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade, percorra a Rua XV de Novembro, onde estão os prédios mais antigos da cidade em meio a construções contemporâneas, e termine o “tour” no antigo Paço Municipal, que foi sede administrativa da cidade no período colonial.
Depois, a dica é almoçar no Restaurante Abendbrothaus, onde você pode degustar um marreco recheado acompanhado de purê de maçã, mandioquinha frita, língua ensopada, purê de batatas, repolho roxo, chucrute, arroz, molho, salada de batatas e sobremesa típica alemã. O restaurante atende somente aos domingos e com reservas, então, lembre-se de ligar antes.
Depois de tantos passeios, pegue a estrada de volta pra casa, com o sentimento de passar o final de semana na Alemanha brasileira.