O que fazer em caso de acidente
Ninguém está a salvo de acidentes no trânsito. A falta de atenção de um motorista por apenas um minuto pode resultar em pequenas ou grandes avarias. Por isso, preparamos algumas dicas sobre o que fazer e como agir em caso de acidente.
A primeira coisa a ser feita é manter a calma. Se alguém tiver se machucado, solicite socorro imediatamente. Ligue para o número 192 para contatar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
O DPVAT (seguro obrigatório) cobre as despesas médicas dos condutores e oferece um reembolso de até R$ 2.500. Apesar disso, esse seguro não cobre danos materiais.
O próximo passo é acionar a polícia e o seguro. Converse com outro motorista, caso o acidente envolva outro veículo, e colete alguns dados, como a placa do automóvel, telefone, modelo e cor do carro. Em seguida, ligue para a polícia para fazer um boletim de ocorrência.
Com o documento emitido pela polícia em mãos, o trabalho da seguradora fica mais fácil e ágil.
Mas nem sempre os dois motoristas entram em um acordo sobre quem é culpado. Quando isso acontece, é inevitável acionar a Justiça. Ao se encontrar em uma situação como essa, procure testemunhas e colete nomes e telefones para possível contato.
Quando os dois motoristas possuem seguro, a seguradora daquele que assumir culpa deve cobrir os danos causados no acidente. No entanto, quando nenhum condutor assumir a culpa e ambos não quiserem entrar na Justiça, uma alternativa é acionar a sua seguradora, apesar dos custos mais altos, especialmente se a culpa não for sua.
A Inova oferece a melhor cobertura de proteção do estado. Assim, você viaja mais tranquilo e, em caso de acidente, está protegido contra taxas extras.