Serra – Três roteiros para os apreciadores de vinhos
agosto 20, 2012 | Dicas, Inverno, Serra Catarinense
O inverno está quase terminando e nada combina mais com o frio do que um saboroso vinho. Para você aproveitar as temperaturas baixas em grande estilo, preparamos três roteiros pela Serra Catarinense, mais precisamente em São Joaquim, para os apreciadores de vinho. Assim, você aproveita as belezas naturais da região e ainda prova um pouco do gostinho serrano no quesito bebida.
A primeira dica é fazer uma parada na vinícola Quinta de Santa Maria. Os vinhedos, aqui, são compostos por uvas de cepas de castas francesas (Cabernet-sauvignon, Sauvignon blanc, Merlot, Pinot noir, Shiraz e Chardonnay), portuguesas (Touriga franca, Touriga nacional e Tinta roriz) e italianas (Moscatel e Trebbiano).
A vínicola é aberta para visitas de segunda a sexta, das 08h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h, e fica localizada na Rua Manoel Joaquim Pinto, 348, Centro.
O segundo local que merece ser visitado é a Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim. Os vinhedos da Sanjo estão em altitudes que vão desde 1.100 metros até 1.380 metros acima do nível do mar. As altitudes elevadas da Serra Catarinense propiciam a produção de uvas com grande potencial de cor e açúcar, com o desenvolvimento de aromas mais finos e delicados. Isso porque a maturação das uvas acontece de forma mais lenta e controlada, devido às baixas temperaturas.
Entre os destaques, está o premiado Maestrale Cabernet Sauvignon, um vinho tinto feito com uvas selecionadas cultivadas nos vinhedos mais altos. O amadurecimento é feito em barris de carvalho francês durante doze meses. Uma delícia que deve ser provada!
A Sanjo fica na Avenida Irineu Bornhausen, 677, Martorano.
A terceira e última parada é a vinícola Villa Francioni, localizada na Rodovia SC 438, Km 70. Aberta aos visitantes de quinta a domingo, com três opções de horário: 10h, 13h30 e 15h30, a vinícola possui um design artesanal, que atrai ainda mais o visitante.
Entre os rótulos que devem ser provados no local, está o Rose 2010. Com delicado aroma de frutas e um toque cítrico, esse vinho prepara o paladar para o verão, por isso, é indicado quando as temperaturas não estão tão baixas.
Então, programe sua viagem, alugue um carro na Inova e siga até os vinhedos de São Joaquim. Mas não se esqueça: se beber, não dirija!
Você encontra várias opções de hotéis no município no site serracatarinense.com.br.