Mergulhando fundo na Costa Esmeralda
janeiro 10, 2011 | Mergulho, Viagens
O tempo mais quente dos últimos dias deixa no ar aquela vontade de dar um mergulho. Mas não um mergulho qualquer. Hoje queremos um mergulho de verdade, uma imersão na natureza e no universo marinho.
Mas aí surge a pergunta: qual é o melhor lugar para dar um super mergulho? Depois de pesquisar um pouco, encontramos a resposta: A Costa Esmeralda, no litoral catarinense.
A Costa da Esmeralda é um paraíso ecológico formado pelas cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, localizadas ao norte de Florianópolis. A água verde e transparente faz do lugar o paraíso também de mergulhadores, iniciantes ou não.
Então, destino definido, é hora de arrumarmos as malas e o carro e partirmos para o nosso “encontro marinho”.
Desta vez decidimos viajar em apenas dois amigos. Passamos na Inova no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e escolhemos nosso carro: um carro do grupo B+, com ar-condicionado e GPS.
Sábado de manhã, 6h, já estamos na Inova. Nosso carro está pronto e as malas acomodadas. Voltamos à noite, então, na verdade, separamos apenas algumas toalhas, uma roupa extra e um par de sandálias.
Agora é colocar o pé na estrada rumo a Bombinhas, onde é possível encontrar um dos mais fascinantes cenários subaquáticos do mundo. O fato de 60% da cidade estar localizada no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo e de que sua posição geográfica permite o encontro de duas correntes marinhas, uma quente e outra fria, contribui para a diversificação da vida marinha.
No centro da cidade existem várias escolas de mergulho, mas é sempre bom fazer uma reserva antes de viajar. Nós optamos pela escola Pata Cobra, que oferece várias opções de mergulho, entre elas:
– snorkeling: acompanhado por um instrutor, este tipo de mergulho é superficial, mas ótimo para quem quer se divertir. |
– curso básico: treinamento teórico necessário para a realização de um mergulho seguro.
– curso avançado: para quem quer fazer mergulhos noturnos, em naufrágios e mergulho profundo. É preciso fazer o curso básico primeiro. |
Nós optamos pelo curso básico, que é oferecido antes da saída para o mar, e saímos para o nosso “batismo” no mar. A aventura começa às 9h e o nosso destino é a Ilha do Arvoredo.
Com os tanques de ar e vestindo roupas neoprene, começamos o treinamento. No começo, um certo friozinho na barriga insiste em aparecer, mas aos poucos, com as dicas de segurança e mergulho, aprendemos a ganhar confiança.
E quando começamos a mergulhar no mar temos a certeza de que valeu a pena. A aventura é simplesmente indescritível e o contato com a vida marinha é sensacional. As águas claras e límpidas deixam o passeio ainda mais interessante e podemos avistar peixes e corais com grande clareza.
Por volta das 15h retornamos ao ponto de partida e depois de uma ducha pegamos o carro e voltamos para Florianópolis com a certeza de que em breve iremos desbravar outros mares!