Turismo rural em Chapecó
agosto 2, 2011 | Férias de julho, Rotas
O calor está longe de chegar, por isso nada melhor do que dar aquela escapadinha para o campo. Melhor ainda fazer um roteiro rural e ficar bem pertinho da natureza. Já visitamos a Serra Catarinense neste ano e agora chegou a hora de irmos um pouco mais longe, pra conhecer uma parte de Santa Catarina que muita gente nunca viu: o oeste!
Nossa parada será a cidade de Chapecó, a maior e mais importante da região, localizada no Vale do Rio Uruguai, em meio a uma natureza exuberante repleta de serras, verde, e cachoeiras.
Chapecó fica a cerca de 635 km de Florianópolis, então serão necessários pelo menos 3 dias para termos uma viagem mais tranquila.
Alugamos um carro com GPS com a Inova na sexta-feira pela manhã. Escolhemos um modelo Palio Weekend por ser maior e confortável para uma viagem longa como esta.
Partimos logo cedo pela manhã. Pegamos a BR-282, pois as condições da estrada são boas e o trânsito não é tão intenso nessa região. Subimos e descemos a serra catarinense e cerca de oito horas depois chegamos a Chapecó.
Vamos direto para o Hotel Lang Palace, que fica no centro da cidade e oferece estacionamento, café da manhã, é confortável e o preço acessível. Deixamos nossas malas no quarto, tomamos um banho relaxante e depois vamos dar uma caminhada pelo centro de Chapecó. Conhecemos a catedral e o monumento aos desbravadores e fazemos um lanche na pastelaria mais famosa da região, a Pasteca, onde provamos o pastel Roda Brasil, recheado com frango, bacon, milho, palmito e queijo. Uma delícia!
Voltamos para o hotel e descansamos, pois o sábado vai ser de caminhada.
Acordamos cedinho, pegamos o carro e seguimos para as comunidades de Alto Capinzal e São José do Capinzal, onde temos a primeira vista do Rio Uruguai. É em Alto Capinzal que fazemos a Trilha do Pitoco, que leva um recanto natural onde podemos praticar rapel. No caminho, passamos por cinco cachoeiras e uma piscina natural de águas claras e perfeitas para um bom banho, apesar do friozinho.
Depois de passar pela trilha, voltamos ao carro e vamos até o Balneário Águas Termais, onde estão piscinas aquecidas e um pesque-e-pague. É alí que pescamos nossa refeição. Limpamos o peixe e preparamos na brasa, ao estilo campeiro. No final da tarde aproveitamos as águas quentes das piscinas e depois seguimos para o hotel.
No domingo tomamos um café da manhã com direito a um cafézinho saboroso e seguimos viagem de volta para Floripa.
Quem estiver de férias pode aproveitar para conhecer outras belezas de Chapecó. No centro da cidade, na rua principal, fica um balcão de informações turísticas onde você vai perceber que há atrações para conhecer por pelo menos uma semana. Nosso tempo foi curto, mas já estamos programando uma visita maior pela cidade nas nossas próximas férias!