Roteiro rural: Estrada Dona Francisca
agosto 22, 2011 | Rotas, Turismo Rural
Você sugeriu na nossa Fan Page no Facebook e nós preparamos um roteiro pela Estrada Dona Francisca, que passa pelos municípios de Joinville, Rio Negrinho e Campo Alegre. A paisagem exuberante, a gastronomia e a paz do campo são apenas alguns dos atrativos do local.
Nós fizemos um roteiro de dois dias, saindo no sábado pela manhã do Aeroporto de Navegantes, onde alugamos um carro com a Inova e seguimos pela BR 101 até a SC 301, onde fica o Portal Rural Dona Francisca.
Depois de aproximadamente uma hora e meia de viagem chegamos até a Casa Kruger, nossa primeira parada. Ali encontramos a antiga casa em estilo enxaimel. Entramos e apreciamos um pouco a arquitetura típica e os ornamentos nas paredes. No rancho da casa encontramos muitos produtos coloniais, incluindo cachaça artesanal, cucas e outras guloseimas. Fazemos as nossas compras, tiramos algumas fotos e seguimos viagem.
Nossa próxima parada é o mirante localizado na própria estrada. Paramos por alguns minutos para observar a paisagem, que é de tirar o fôlego. É neste local que provamos apenas um pouco do que nos espera durante o fim de semana.
Três quilômetros adiante chegamos ao nosso destino final, o Hotel Fazenda Dona Francisa. Nada melhor para aproveitar ao máximo a paisagem da serra do que ficar hospedado ali.
Na Casa Kruger coletamos algumas dicas de turismo para fazer pela região e no sábado à tarde, depois do check in, fazemos um cavalgada, organizada pelo hotel. O passeio nos leva a um contato direto com a natureza e o ar puro do campo.
Os mais aventureiros podem fazer também arvorismo.
À noite, recarregamos a bateria com uma comida caseira no hotel. Aliás, muitos alimentos são produzidos ali mesmo, o que garante um sabor diferenciado. Após o jantar provamos alguns produtos que compramos na Casa Kruger e aproveitamos para bater um papo animado com os amigos sob a luz das estrelas. Enrolados em cobertores, nem o friozinho é capaz de nos desanimar. Na verdade é um motivo a mais para aproveitarmos o nosso fim de semana, antes da chegada da primavera.
No domingo, acordamos cedo, tomamos um café fresquinho e tiramos o dia para relaxar com uma longa caminhada pela bela paisagem da região. Saímos sem destino, apenas para desvendar um pouco do local. Depois descobrimos que há uma trilha de acesso a cachoeiras. Mas esta vai ter que ficar para outro dia.
Na volta ao hotel, fazemos sauna e hidromassagem. O tempo passa rápido quando se está cercado pela natureza e já está na hora de voltarmos. Mas antes, fazemos mais uma parada na Casa Kruger, para levarmos mais algumas delícias da culinária da região para casa.
Pegamos a estrada com a certeza de que temos que voltar até o local com mais tempo. Há muito ainda o que descobrir por lá!