Ecoaventura: Serra do Rio do Rastro
março 28, 2011 | Rotas, Viagens
O friozinho aos poucos vem chegando e está na hora de começar a pensar em um programinha um pouco mais família e não tão perto da praia. E para isso nada melhor do uma ecoaventura.
Para a primeira delas partimos para a Serra do Rio do Rastro.
Além da beleza da própria estrada na subida – ou descida – da serra, este local é o destino certo para quem gosta de estar em contato com a natureza e passar dias tranquilos, mas com uma pitada de aventura.
Por isso, arrumamos as malas, reservamos nosso espaçoso Palio Weekend com a Inova, selecionamos um hotel e partimos para o nosso fim de semana campestre.
Saímos do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e seguimos para o Rio do Rastro Eco Resort, na entrada do Planalto Serrano, a cerca de 230 km da capital de Santa Catarina. “Debruçado” em um dos cânions da Serra da Rio do Rastro, o resort oferece várias opções de lazer. E nós, é claro, experimentamos algumas delas.
A cavalgada é uma ótima sugestão de atividade para fazer em família. Dependendo do clima é possível escolher entre duas opções de expedições: uma diurna e outra noturna. Nós optamos pela cavalgada de dia, a Cânion da Ronda. A expedição começa às 10h e dura em média duas horas.
Somos orientados a levar água, protetor solar, chapéu, calça comprida e máquina fotográfica, claro. A experiência é maravilhosa. O friozinho da manhã na serra logo abre espaço para um deslumbramento total com a vista dos cânions.
À tarde aproveitamos para fazer a famosa Canoa Canadense, com um passeio pelos lindos lagos do resort em que é possível relaxar e ter um contato muito próximo com a natureza. É assim que observamos o pôr-do-sol e seguimos para um jantar típico no próprio hotel.
No dia seguinte é a vez de fazermos uma trilha. Acordamos cedo, tomamos um café da manhã reforçado e seguimos para a trilha Puma Solitário. Saímos às 10h30 e por duas horas percorremos a mata de araucárias com xaxins centenários e também campos abertos até a bela Cascata do Gritador, um dos maiores pontos turísticos daqui.
À tarde, na volta pra casa, não podíamos deixar de passar pela Serra do Rio do Rastro e fazermos uma parada no mirante ao topo. A vista é uma ótima pedida para uma foto. Tiramos várias e começamos a descer a serra. Com muito cuidado e algumas paradas – às vezes é preciso esperar outro carro fazer as curvas muito fechadas da estrada, especialmente caminhões – chegamos ao fim da serra e já começamos a pensar no próximo destino que iremos lhe levar.